404

“Será que errei na escolha da profissão?!”

Boa noite,

Fiz o curso Tecnológico de Gestão de Festas e Eventos em Campo Grande – MS. Na época me pareceu uma boa ideia… Mas ao receber o meu diploma e trabalhar em algumas empresas de festas, vi que não era isso que queria e nem sabia por que havia feito esse curso. Agora não sei o que fazer ou que opção seguir dentro dessa área ou ainda que pós graduação poderia fazer para mudar de profissão e aproveitar a graduação que tenho.

O que você me sugere?

Olá,

A área de formação que você escolheu está em expansão em nosso país. A economia brasileira vê a chamada classe C emergir com força e se somar às classes A e B em termos de acesso a certas regalias impensáveis para a classe média a alguns anos… Cada vez mais a antiga música “Comida” do Titãs vira hino daqueles que vem experimentando ascenção social:

“A gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte!”

É a partir daí que vemos cursos como o de Tecnologia em Gestão de Festas e Eventos aparecer como alternativa de formação profissional. Ao contrário do que muitos podem pensar, não se trata de uma proposta de formação superior restrita, mas extremamente ampla… Há um leque bem grande de tipos de festas e eventos e alternativas de carreira!

Considero que você deve tomar algumas decisões chave para direcionar bem sua carreira e exercer sua profissão com satisfação:

a) Que nicho de festas e eventos é menos explorado e mais promissor na cidade em que você mora? Tempos atrás conheci uma profissional de São Paulo, responsável pelos eventos de uma grande escola. Sinceramente, estou para conhecer um tipo de organização onde há mais eventos diversificados que uma escola de ensino infantil/fundamental e médio. Já pensou nisso? Os hotéis também são campos interessantes, assim como os salões de festas. Há, ainda, os eventos corporativos, o mercado das palestras, além de variadas festas e eventos religiosos … Chamo atenção para o fato de que você precisa de foco, para evitar dispersar energia e capital e vários tipos de áreas.

b) Qual a sua inclinação? Ingressar em uma empresa como profissional contratada ou empreender, abrindo seu próprio negócio? Todos os nichos que citei no item anterior podem ser atendidos por você, como empresária prestadora de serviço ou empregada de uma empresa. Lembre-se que trabalhar para alguém envolve menos risco, mas limita a renda. Abrir o próprio negócio envolve mais riscos, mas amplia as chances de ganhar mais. Essa escolha vai depender do seu perfil.

c) Quanto à pós graduação, considero que optar por um MBA em Gestão de Negócios será muito útil para seu projeto profissional, na medida em que lhe ampliará seus horizontes dando-lhe uma visão lúcida das principais áreas de uma empresa, tais como: marketing, operações, financeiro, gestão de pessoas, tecnologia da informação, dentre outras. Também acho uma boa ideia procurar algum curso de pós graduação na área de consultoria, pois solidificaria muito mais sua formação e seu perfil profissional caso você aliasse o conhecimento e habilidade de planejar e organizar festas e eventos à competência de atuar como consultora.

Espero que esses esclarecimentos sejam úteis para sua tomada de decisão!

Flávio Emílio


17 respostas para ““Será que errei na escolha da profissão?!””

  1. Ronaldo Marques disse:

    Amigo, vendo a sua postagem “Será que errei na escolha da profissão?!”

    Chego mais uma vez a conclusão que ACERTEI na escolha da profissão de ADMINISTRADOR.

    Abraços

  2. Flávio Emílio disse:

    Eu tenho absoluta convicção de que você escolheu certo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>