A participação em treinamentos promovidos pela empresa é obrigatória?

Boa noite!

A empresa em que trabalho tem uma programação de treinamentos para o ano 2012. Será que sou obrigado a participar de todos deles? Caso eu deixe de ir a alguns, o que pode acontecer comigo?

Olá!

Priorizar a capacitação de colaboradores tem sido uma política cada vez mais popular entre empresas, órgãos da administração pública e organizações sociais. Quanto à obrigatoriedade de participar, convém analisarmos as circunstâncias em que o treinamento ocorrerá:

Caso a programação tenha sido inserida em sua jornada regular de trabalho, ela passará a ser vista como mais uma determinação da empresa e tarefa sua. Nesse caso você será, não obrigado, mas convocado a participar. Deixar de fazê-lo será visto como descumprimento de uma decisão superior.

Treinamentos agendados para dias e horários de descanso não implicam em obrigatoriedade de comparecer – mesmo se a empresa se comprometer a pagar horas extras ou fazer uma permuta do tempo de curso em folgas… Nesse caso, você tem o direito de faltar, por ser um evento que extrapola seu contrato com a empresa.

Entretanto, vale a pena uma reflexão. Faltar a um compromisso da empresa – seja ele educacional, festivo ou de trabalho, ainda que fora dos horários rotineiros de trabalho, repercutirá muito, muito mal. Sua atitude será vista com desconfiança. É bem possível que sua imagem fique “arranhada” pela má fama da falta de comprometimento e envolvimento com a empresa.

Por isso, recomendo que você faça o possível para comparecer aos cursos e treinamentos que a empresa oferece. Além de ter a oportunidade de aprendizado, você estará demonstrando que valoriza seu emprego e o investimento feito na melhoria da sua competência e de seus colegas.

Uma resposta para “A participação em treinamentos promovidos pela empresa é obrigatória?”

  1. Pablo Fuentes disse:

    Concordo plenamente, Flavio. Treinamentos, independente de que sejam realizados dentro do horário de trabalho ou fora dele, não deixam de ser um investimento profissional que beneficia a todos, empregados e empregadores, e como tal deverá ser assimilado.

    Uma boa sequencia de treinamentos, se forem bem aproveitados, pode terminar alavancando a carreira profissional de um funcionário. É um momento muito especial que deveria ser muito bem aproveitado não apenas para adquirir conhecimento, mas para mostrar também nossas qualidades profissionais.

    Os treinamentos, pelas dinâmicas próprias que neles se criam, podem terminar se tornando inclusive na oportunidade tão especial que durante muito tempo podemos estar aguardando para mostrar tudo aquilo de que somos capazes como profissionais e chamar a atenção de líderes e colegas de trabalho. Nunca devemos esquecer que nesses momentos, mais do que nunca, estamos todos sendo observados e avaliados.

    Por isso, deixo aqui ao teu leitor que pergunta o meu conselho sincero: agradeça pelo treinamento dentro ou fora do horário de trabalho, e assista, participe, aprecie, curta, apareça, se mostre, se destaque, nunca perca essa oportunidade. Eu, na minha empresa, se você quer saber, nunca deixei de participar num treinamento, e lá eles são feitos com bastante frequência, dentro e fora dos horários de trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

     

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>