Vai pedir algo ao chefe? 7 dicas para conseguir um “sim”!

Pedir algo a outra pessoa não é uma tarefa fácil ou agradável. Se essa pessoa é seu chefe, a dificuldade tende a aumentar bastante. Lembra do dia em que você foi pleitear um aumento de salário, uns dias de folga, a transferência para uma área mais promissora ou mesmo a retirada do seu nome de um projeto “sem futuro”?
O temor de levar um redondo “não” faz com que muitos resistam o quanto podem a esse tipo de exposição. Mas quando a situação se torna insustentável, não haverá outra alternativa a não ser respirar fundo, colocar a inibição de lado e seguir em frente para conquistar aquilo que se deseja, mediante autorização do chefe.
Ao longo de minha vida, tive oportunidade de exercitar a arte de pedir em vários momentos: desde a idade de 8 anos em que pedia dinheiro aos meus pais, passando pela chave do carro, anos mais tarde, até liberação de faltas pelos professores da universidade, passando por muitos tipos de solicitações aos vários chefes com os quais tive a chance de me reportar…
Ao juntar todas essas experiências, pude montar um Micro Manual de Boas Práticas, composto de 7 rápidas dicas:
  1. Hasteie a bandeira da humildade. Lembre-se que seu poder de barganha é limitado, quando comparado ao da liderança. Por isso, nada de chegar cobrando que seu pedido seja atendido. Lembre-se que chefe nenhum nesse mundo gosta de se sentir refém de um membro de sua equipe. Não precisa se humilhar diante dele, mas demonstre entender e respeitar a hierarquia.
  2. Esteja atento ao estado de ânimo dele. Antes de partir para a abordagem, não esqueça de fazer uma análise do grau de stress de seu chefe naquele dia… Todos nós sabemos que a linguagem emitida pelo corpo e pela face do ser humano é muito verdadeira. Assim, avalie pelas palavras, gestos e atitudes do chefe se aquele é realmente o momento apropriado. Se ele estiver muito agitado, apressado ou aborrecido, aborte temporariamente a operação, pois suas chances de fracasso serão iminentes.
  3. Escolha um local apropriado. Pedir algo na frente de terceiros é desaconselhável, pois você irá tornar público um assunto reservado. Como a chance de vazamento da informação é praticamente certa, seu chefe poderá sentir-se intimidado com o assunto. Isso o colocará na defensiva… De quebra você poderá ser visto como uma pessoa inoportuna, incapaz de avaliar o melhor ambiente para tratar de temas de interesse restrito.
  4. Mostre resultados positivos. Esse é um investimento de longo prazo. Plante as sementes de resultados favoráveis e você será ouvido com muito mais respeito e admiração por parte do chefe. Ele terá bem claro na mente que não estará tratando com um profissional qualquer, mas com alguém que realmente agrega valor ao negócio. Seu pedido terá muito mais peso, pois fará com que o sucesso seja seu porta voz.
  5. Avalie se o seu pedido é razoável. Coloque-se no lugar do seu chefe e responda rápido: o que você vai solicitar é viável? Se for um devaneio ou missão impossível, recomendo que recue. Queimar um cartucho ao fazer um pedido improcedente, poderá arranhar seriamente sua imagem. Só avance quando suas chances de ouvir um sim excederem os 60%.
  6. Apresente justificativas. Esteja preparado para apresentar razões que fundamentem aquilo que você pede. Lembre-se que no mundo corporativo, tudo precisa ter um porquê. Evite apresentar motivos meramente pessoais, emocionais ou infundados. Quando o chefe pede que você se justifique, ele abriu a possibilidade de lhe ouvir, para avaliar melhor… Se você for mal na fundamentação, suas chances de conseguir evaporarão.
  7. Prepare o espírito para ouvir um “não”. Esteja pronto antecipadamente para o pior. Construir um cenário pessimista ajuda a traçar alternativas sobre o que fazer, caso seu pedido seja negado, além de atenuar o impacto emocional do insucesso. Isso lhe capacitará a seguir adiante, traçando novas (e melhores) estratégias para alcançar seus objetivos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

     

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>